André de Andrade Ferreira, mais conhecido como André Nem, é um dos nomes mais comentados da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futsal. Aos 33 anos, o ala destro, natural de Messias Targino, no Rio Grande do Norte, é o artilheiro do finalista Apodi e um dos destaques da equipe potiguar na temporada.
Antes de brilhar nas quadras, no entanto, Nem conciliava o trabalho como auxiliar de escritório com o futsal amador no interior do Estado. A virada em sua carreira ocorreu em 2011, quando, aos 20 anos, recebeu sua primeira oportunidade profissional no Catolé Esporte Clube, da Paraíba. Mas foi lá no Paraná, onde jogou por Apucarana e Palmas, que ele ganhou o apelido de “Nem”, segundo o atleta, sem um motivo específico, mas que acabou pegando.
Ao longo da carreira, André Nem já levantou importantes troféus, somando quatro Campeonatos Paraibanos, uma Liga Nordeste, um Campeonato Estadual Potiguar e uma Copa RN. Também foi vice-campeão da Copa do Brasil em duas ocasiões, sendo a última em 2023, já vestindo a camisa do Apodi. Esse momento foi marcante para ele, pois teve a oportunidade de conhecer a lenda Falcão, seu ídolo no futsal, que estava em Sorocaba.
“Foi um sonho realizado, tirei uma foto com ele e guardo até hoje. Para mim, Falcão é uma lenda. Sempre o vi jogando e também pude realizar o sonho de conhecê-lo pessoalmente,” declarou.
Agora, na primeira edição do Campeonato Brasileiro, onde Falcão é o Embaixador, André Nem busca inspiração no ídolo. Ele está a apenas um gol de igualar os líderes da artilharia – Betinho, Nunes e DD, todos com 12 gols – e sonha em marcar na grande decisão, ajudando sua equipe a buscar o título, que seria o maior da história do Apodi e da própria carreira de André Nem.
Com 11 gols em 15 partidas, o camisa 91 é o grande destaque do time potiguar, tendo marcado mais de 30% dos 35 gols da equipe na competição, com uma média de 0,75 gols por jogo. Sua performance foi fundamental para levar o Apodi à decisão do campeonato.
O artilheiro só ficou de fora de uma partida, na primeira fase, contra o Sorriso, cumprindo suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo. André elegeu como seu gol mais bonito aquele que marcou nas quartas de final, diante do América-RN. O mais importante, segundo ele, foi o último, contra o Fortaleza, na partida de ida das finais, um gol que selou o empate e deixou o confronto em aberto para o segundo jogo.
Além destes, ele relembra o gol no último minuto contra a Yeesco, nas semifinais, que foi crucial para a classificação do time à final.
Com a cabeça na decisão, Nem sabe o quão importante é a próxima partida e o feito que pode alcançar. “Seria um sonho ser campeão e artilheiro,” afirma. O ala, que se descreve como um jogador veloz e com boa finalização, também destaca a importância de ajudar na marcação no futsal moderno e ser colaborativo em quadra, especialmente em uma decisão.
Perto de uma partida que promete entrar para a história, ele mantém os pés no chão, mas demonstra confiança:
“A expectativa está muito boa. Fizemos um grande jogo em casa, e lá não será diferente. Será uma partida muito disputada, decidida nos detalhes. Vence quem errar menos, e estamos prontos para dar o nosso melhor,” afirmou.
A decisão será no próximo domingo, 1º de dezembro, às 9h, na Arena CFO, em Fortaleza, com expectativa de público próximo a 10 mil pessoas. Quem não puder comparecer no ginásio poderá acompanhar ao vivo pelo YouTube, nos canais da CBFS, Flow Sport Club e NSports. Na TV aberta, haverá transmissão pela Verdes Mares e Inter TV (afiliadas da Globo no Ceará e Rio Grande do Norte), além de canais por assinatura, como SporTV e NSports.
Fortaleza X Apodi/RN
Domingo, 1° de dezembro – 9h
Local: Arena CFO, em Fortaleza (CE)
Transmissão: TV Verdes Mares (CE), Inter TV (RN), SporTV, Nsports, Flow e CBFSTV
O Campeonato Brasileiro de Futsal é organizado pela CBFS e pela SportsHub, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Assaí, Sampel, Ampri, Quartzolit, XBri Pneus, KIA Brasil e Penalty, e apoio do Grupo Águia, Gol e Pallas Turismo.