O Congresso Técnico com os clubes do Gauchão Sicredi de Futsal determinou os participantes, a fórmula da competição e algumas alterações para a temporada de 2025. A reunião foi realizada de forma presencial, no Auditório Geni Prates Brair, anexo ao Centro Administrativo da Rede de Farmácias São João, na cidade de Passo Fundo, aproveitando a realização da Supertaça Farroupilha.
A pauta da reunião contou com diversos pontos, com o objetivo de fortalecer as equipes e valorizar O Maior Estadual de Futsal do Brasil. A reunião foi comandada pelo presidente da Liga Gaúcha de Futsal, Everson Alves Bitencourt, que recentemente foi eleito para a gestão 2025/2028.
A competição tem previsão de iniciar no dia 31 de maio deste ano. Mais uma vez, a Liga Gaúcha de Futsal conta com a parceria do Sicredi, Naming Rights do Gauchão, além da Penalty, que mantém o fornecimento das bolas oficiais do certame. A direção da LGF, juntamente com os clubes também firmaram o compromisso de viabilizar a elaboração de planos comerciais específicos para a Série A do Gauchão Sicredi de Futsal, com a intensão de ampliar a visibilidade e valorização da competição.
Neste ano, a competição contará com a participação de 19 clubes:
AAGF (Agudo)
ACBF (Carlos Barbosa)
ACEF (Bom Princípio)
AEF (Entre-Ijuís)
AEU (Uruguaiana)
AFUCS (Seberi)
AGE (Guaporé)
AMF (Marau)
ASF (Serafina Corrêa)
ATLÂNTICO (Erechim)
CERRO LARGO FUTSAL (Cerro Largo)
GUARANI FUTSAL (Frederico Westphalen)
GUARANY (Espumoso)
HORIZONTINA FUTSAL (Horizontina)
LAGOA EC (Lagoa Vermelha)
LOKOMOTIV (Palmeira das Missões)
PASSO FUNDO FUTSAL (Passo Fundo)
SANTA ROSA FUTSAL (Santa Rosa)
SERCCA (Casca)
Os representantes das equipes votaram pela manutenção da fórmula de disputa, com jogos em turno único, na primeira fase, classificando as 16 melhores para a disputa das oitavas de final. A mudança, definida pelas equipes, diz respeito aos critérios de desempate nos playoffs. Com o objetivo de ampliar a competitividade e valorizar as melhores campanhas, os clubes com melhor campanha terão a vantagem de jogar por um empate na prorrogação, caso necessário. Esta fórmula segue o exemplo da Liga Nacional de Futsal. Sendo assim, não haverá mais a possibilidade de disputa nos pênaltis.
Outro ponto debatido, entre as equipes, foi o retorno da ACBF (Carlos Barbosa), para a disputa da Elite do Futsal Gaúcho. Este item foi aprovado por unanimidade entre as equipes.
Nas próximas semanas, a Liga Gaúcha de Futsal formalizará o Regulamento Específico da Competição e a Tabela de Jogos da primeira fase.