Uma derrota que provocou mais uma queda na tabela do Gauchão Série A para o Cerro Largo Futsal/Lojas Becker. No sábado, 5 de outubro, o time missioneiro foi até Frederico Westphalen, onde perdeu para o Guarani por 3×2. O jogo foi válido pela 16ª e penúltima rodada da fase classificatória do Gauchão.
Após mais essa rodada, o Cerro Largo caiu uma posição na tabela da competição. O Cerro agora é o 7º colocado, com 27 pontos em 16 jogos. No próximo sábado, 12 de outubro, o Cerro fecha essa fase classificatória com jogo em casa, contra o Lagoa Futsal. Após, iniciam-se as eliminatórias, com as oitavas de final.
O jogo
O time visitante começou com Black no gol, mais Rato, Ceará, Matheus Ceará e Rafinha. Tendo o experiente pivô Pesk como referência no ataque, o Guarani protagonizou o primeiro lance de bola ao gol. Pesk bateu rasteiro, tentando pegar Black no contrapé, mas o goleiro do Cerro conseguiu buscar e ficar com a bola, mesmo com o leve deslocamento do corpo.
Com 2min40seg, Matheus Ceará abriu uma “avenida” ao passar pelo marcador na ala esquerda e chutou para a área, onde Rafinha acabou pegando com a perna esquerda e a bola saiu pra fora, na primeira boa chance do Cerro Largo. No erro do time visitante, bola lançada para a área do Cerro acabou caindo na medida para Pesk, que dominou na entrada da área e logo em seguida bateu na saída de Black, com 3min de jogo: 1×0.
O Cerro não estava bem neste início de jogo e, com 5min, cedeu contra-ataque, no qual Pesk arrancou e finalizou, mas desta vez Black conseguiu defender mais uma oportunidade do Guarani. O técnico Rodrigo Ferreti tentou dar novo fôlego ao time com a troca de quartetos e, aos 5min48seg, em cobrança curta de lateral, Giorgi Lucas recebeu e bateu de primeira, fazendo o goleiro Léo Silva efetuar uma grande defesa, espalmando pra fora.
As coisas não saíram como o planejado e o Cerro Largo não conseguiu descontar nos minutos que se seguiram. O Guarani conseguiu levar o jogo e, aos 13min53seg, marcou o segundo gol. Em jogada trabalhada na entrada da área, Mayke, perto da risca do tiro livre, passou para Pesk, que achou o espaço exato entre o goleiro Black e a trave, chutando com precisão para anotar o 2×0.
Já sem rumo neste final de primeiro tempo, o time visitante levou mais um, quando restavam 24 segundos para o intervalo. Em bola roubada, Leozinho arrancou no contra-ataque e finalizou para as redes. Ainda no apagar das luzes, em novo contra-ataque, com dois contra um, o Guarani só não marcou o quarto porque Black saiu muito bem e defendeu o chute de Pesk.
Segundo tempo
O quarteto inicial do Cerro Largo para o segundo tempo tinha Rato, Silvinho, Feitosa e Jackson. Aos 3min18seg, após um ótimo lançamento de Feitosa, da quadra de defesa, Jackson dominou na entrada da área, tirou o marcador da jogada e bateu colocado, bem no espaço entre o goleiro e a trave, muito parecido com o lance de Pesk no primeiro tempo! Agora o Cerro descontava no placar: 3×1.
Melhores nesta segunda etapa, os visitantes tentavam encostar no placar para buscar o empate. Em bom passe longo de Douglas, Rafinha recebeu em condição de finalizar com perigo para o gol de Léo Silva, mas foi pra fora. Na sequência, Maike avançou pela ala esquerda e chutou. Black fez a defesa e ainda conseguiu tirar de dentro da área a tempo de evitar mais um gol dos donos da casa.
Apesar de ter feito o primeiro gol, o Cerro continuava encontrando dificuldades para finalizar em direção às redes do adversário, mesmo com algumas chances de bola parada. Por outro lado, o Guarani também chegava pouco ao gol de Black. Restando 4min41seg para o final do jogo, Giorgi Lucas partiu para a função de goleiro linha. Com 1min38seg para o final, o Cerro teve pênalti ao seu favor e Rafinha converteu, mas a reação parou por aí. Final de jogo, 3×2 para o Guarani.
Genaro Caetano – Assessoria Cerro Largo Futsal/Lojas Becker