Ceará e São João do Jaguaribe classificados; Juventude se despede: o final de semana da 10ª rodada do Brasileiro de Futsal

A 10ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futsal movimentou a tabela e definiu o destino de equipes no último final de semana. Alguns clubes garantiram vaga no Mata-Mata, como o Ceará e São João do Jaguaribe. Enquanto outros deram adeus à chance de avançar, como é o caso do Juventude AG, primeira equipe matematicamente eliminada.

O resultado mais impactante do final de semana foi no duelo entre América-MG e Chapecoense, no sábado (16). Fora de casa, o Coelho tirou a invencibilidade dos catarinenses com uma goleada por 4 a 1, e, de quebra, conseguiu levar para a última rodada a decisão de quem ficará com a última vaga para as oitavas no Grupo A.

Grupo A

Já classificada, a Chapecoense perdeu a invencibilidade no seu último jogo na fase de grupos, mas mantém-se na segunda colocação da chave, com 16 pontos. O Fortaleza segue na liderança com 18 pontos e já garantiu sua vaga no mata-mata. Com um jogo para realizar, os cearenses ainda têm chance de fazer a melhor campanha geral, o que dá vantagem na próxima etapa.

Quem também aproveitou o final de semana foi o Yeesco Futsal, que atropelou o Juventude por 6 a 1, no domingo (17), e subiu para a 3ª posição. O resultado eliminou a equipe mato-grossense antecipadamente. Agora, enfrentarão o Vasco da Gama para cumprir tabela na 11ª rodada.

O América Mineiro, por sua vez, respirou com a vitória e chegou a 5 pontos, mantendo chances matemáticas de classificação. Mesmo sem entrar em quadra, o São João do Jaguaribe garantiu sua vaga no Mata-Mata com a eliminação do Juventude e o bom resultado dos mineiros. Joga contra o Vasco na próxima sexta podendo subir na tabela pensando na segunda fase. Assim, a última vaga do Grupo A ficará com Ribeirópolis ou América-MG, que se enfrentam na última rodada. Vai ser jogão!

O Grupo A teve o Estrela do Norte eliminado por descumprimento de contrato e regulamento do campeonato. Com isso, essa chave ficou com 10 equipes e cada uma realizando 9 jogos, no total.

Grupo B

No Grupo B, o equilíbrio segue em alta. Passo Fundo e Criciúma ficaram no empate em 2 a 2 em um duelo direto entre classificados na última quinta-feira (14). O resultado manteve o líder com 21 pontos e garantiu de vez os catarinenses na próxima fase. Assim como a Chape, o Tigre também encerrou seus jogos na fase de grupos, já que folgam na rodada 11.

Outro confronto importante foi o empate por 1 a 1 entre Sorriso e Ceará. O ponto conquistado foi suficiente para assegurar matematicamente o Vozão no mata-mata, se juntando a Traipu, Passo Fundo, Criciúma e Paraná entre os garantidos.

Na parte de baixo, Concórdia, Sport e América de Natal seguem vivos, mas precisam vencer os jogos restantes e torcer por tropeços dos adversários diretos para buscar uma vaga no G-8.

Nesta terça (19), o Paraná recebe o Sport. O Concórdia visita o São Joseense na quarta (20). Já o América-RN encara o Traipu no sábado. Três duelos imperdíveis com muita emoção envolvida.

Com a reta final da fase de grupos, a disputa segue acirrada principalmente pelas últimas vagas no G-8 de cada chave. Mas o Grupo B é o mais disputado, já que seis equipes disputam as últimas três vagas em aberto: Apodi, São Joseense, Sorriso, Concórdia, Sport e América-RN.

Equipes classificadas para as Oitavas:

Passo Fundo

Fortaleza

Traipu

Chapecoense

Criciúma

Paraná Clube

Yeesco Futsal

Ceará

São Miguel

Atlético Piauiense

Vasco da Gama

São João do Jaguaribe

Sem chances de classificação:

Juventude AG

Sobre o Campeonato Brasileiro de Futsal:

A edição 2025 do Campeonato Brasileiro de Futsal reúne 22 equipes, divididas em dois grupos (A e B), com 11 times cada. Na fase de grupos, as equipes se enfrentam dentro de suas chaves em turno único. Os oito melhores colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, que passam a ser disputadas em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta

A competição é organizada pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) e pela Sportshub, e conta com transmissão oficial pelo YouTube da CBFS, além de cobertura em tempo real pelas redes sociais e pelo site da entidade.

A segunda edição do Campeonato Brasileiro de Futsal conta com o patrocínio de CAIXA, Penalty, Assaí Atacadista, AIWA, Embracon, SIL Fios e Cabos Elétricos, Suzuki Haojue Motos e Sampel.