CBFS divulga distribuição de vagas e campeonatos classificatórios para a Supercopa Feminina de Futsal 2026

A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) oficializou nesta quinta-feira (17 de julho) os critérios de classificação e a distribuição de vagas para a Supercopa Feminina de Futsal 2026. A competição, que garante ao clube campeão o direito de representar o Brasil na Conmebol Libertadores de Futsal, reunirá as principais equipes do país com base em seu desempenho nas competições de alto rendimento da temporada. 

Segundo a Resolução nº 07/2024, publicada pela entidade, as vagas da Supercopa serão preenchidas pelas equipes campeãs e vice-campeãs das seguintes competições: Copa do Brasil, Taça Brasil de Clubes Adulto Feminino – Divisão Especial e Liga Feminina de Futsal (LFF). No total, seis clubes garantirão presença no torneio.

Em caso de impossibilidade de participação por parte de alguma equipe classificada, a vaga será repassada seguindo a ordem de classificação da respectiva competição. Caso um mesmo clube conquiste vaga por mais de um torneio, a CBFS adotará o seguinte critério para redistribuição da vaga: prioridade à Copa do Brasil, seguida pela Taça Brasil e, por último, pela Liga Feminina de Futsal.

A definição das vagas valoriza diretamente os torneios classificatórios, que se consolidam como o principal termômetro do futsal feminino nacional. A Copa do Brasil, com abrangência nacional e participação de representantes de até 27 estados, garante visibilidade e oportunidade a clubes de todas as regiões do país. Já a Taça Brasil mantém a tradição da disputa pelos campeões estaduais em uma competição de curta duração e alto nível técnico. Por fim, a LFF, com calendário de nove meses, permite um desenvolvimento técnico contínuo e fortalecimento institucional dos clubes participantes.