Cascavel Futsal tem série de decisões no mês de outubro

O Cascavel Futsal começa na próxima segunda-feira (07), uma série de decisões. Serão quatro confrontos valendo a vida nas duas competições que o clube disputa, Liga Nacional de Futsal e Série Ouro do Campeonato Paranaense, em um período de menos de 20 dias. No dia 07 enfrenta o Chopinzinho fora de casa, no dia 12 recebe o Pato no Ginásio da Neva. Na semana seguinte, mais dois jogos contra os mesmos adversários visando a classificação em ambas as competições. E para que o clube cumpra com seus objetivos, uma grande preparação tem sido realizada pela comissão técnica.

Desde a partida contra o Mariópolis, o Cascavel tem trabalhado já visando as decisões. A preparação passa por vários fatores, que envolve técnica, tática e também a questão física dos atletas, que são preparados para as partidas decisivas com equilibro de cargas e atividades que visam o fortalecimento muscular.

“A gente sabe que a parte física nesse momento do ano tem suma importância, até porque temos oscilações de carga durante toda a temporada, com alguns atletas jogando mais e outros jogando menos. Então agora é a hora de colocarmos todos nas mesmas condições. A gente chega bem, fizemos uma pré-análise e praticamente todos os atletas estão em condições de disputar esses playoffs. A gente sabe que além da parte técnica e tática, a parte física hoje se tornou um fator determinante para conseguir os objetivos. Então o Cascavel vem bem, vem forte. Temos sempre controlado a carga de treinos e equiparado todos os atletas, e acreditamos que isso deve ser um fator diferencial para nós, até porque essa é uma característica recorrente no Cascavel Futsal e não podemos deixar por menos”, explicou o preparador físico do clube, Serginho Santana.

O técnico Deividy Hadson destacou esse novo período de jogos, onde um novo campeonato se desenha com uma nova forma de disputa. Segundo o treinador, a equipe se encontra no ponto mais alto da temporada.

“Nova fase, novo campeonato. Tudo que pudermos trazer de bom da fase anterior e descartar o que foi de ruim, esse é o momento. Errar todo mundo vai errar em qualquer momento, mas precisamos diminuir essa margem de erro e estar no ponto que se espera da equipe. Ao me ver, a gente está no ponto mais alto desde que eu cheguei. Estamos se aproximando cada vez mais da forma ideal para que a equipe jogue. Isso é uma coisa boa, que é trabalhada ao longo do tempo. Agora é um outro campeonato, quem era favorito já não é mais. Para mim é tudo igual. Temos que entrar focados, confiantes e ir em busca do objetivo do Cascavel que é estar nas finais”, destacou Deividy.

Para além do físico, tático e técnico, há também outro fator que influencia muito em decisões: o mental. Conforme o técnico Deividy Hadson, o elenco do Cascavel está completamente preparado para as partidas decisivas.

“Acho que quem milita no esporte e está no futsal de alto rendimento, espera sempre por esse momento de decisão. É o melhor momento para todos, e estar preparado mentalmente é algo que já vem desde sempre. Para mim uma equipe mentalmente preparada é aquela que sabe que está bem e pronta para os playoffs. Que trabalhou para chegar bem nesse momento e saber que tem condições de brigar pelos nossos objetivos. Eu tenho certeza que nossa equipe está assim e que a nossa equipe tem plenas condições de brigar nesses playoffs”, explicou.

Lesões

O Cascavel teve um ano onde alguns jogadores sofreram com lesões. Casos como os de Vitinho e Micuim, que passaram por mais tempo no departamento médico do clube, além de atletas que tiveram pequenas lesões, foram resolvidos. Atualmente, apenas Zequinha se recupera de cirurgia. O preparador físico do Cascavel detalhou que no momento todos os demais atletas estão a disposição para a sequência de decisões.

“Infelizmente tivemos problemas traumáticos. Não tivemos lesões musculares, mas nosso problema maior foram traumas e entorses. Temos o Zequinha que teve aquele trauma no torneio de Indaial que ainda não se recuperou 100%, mas acredito que todos estarão com toda certeza 100% para dar o melhor, como temos feito até agora”, frisou Serginho.