O goiano Alexandre Bernardo, mais conhecido como Ratinho, vive um momento de destaque na República Tcheca. Aos 29 anos, o ala do futsal é referência do Helas Brno, um dos principais clubes da primeira divisão local, e, ao mesmo tempo, atua pelo Lokomotiva, equipe de futebol de campo que disputa a sexta divisão nacional.
Peça principal do time de futsal, Ratinho mantém um hobby incomum para um atleta de alto rendimento: praticar outro esporte, muitas vezes parecido com aquele que tem como profissão. Ele foi convidado para atuar pelo Lokomotiva por um colega, também jogador do Helas Brno.
“Eu levo mais como lazer, porque gosto de futebol. Até tem um retorno financeiro, mas não é minha prioridade, tanto que não treino com o time. Quando tenho vontade e o Lokomotiva precisa de atletas, vou lá e jogo. Mas é mais um hobby que me faz lembrar o Brasil também”, explicou.
Segundo o atleta, a rotina de treinos é muito intensa para conciliar plenamente com o futebol de campo. No futsal, os treinos ocorrem três vezes por semana, além de um jogo oficial. Apesar disso, Ratinho consegue conciliar as modalidades, sempre dando prioridade ao futsal, que considera sua principal carreira.
“Eu gosto, mas meu foco sempre será o futsal. É uma experiência única. Nunca imaginei que chegaria até aqui, ainda mais jogando em alto nível”, complementou.
Na última temporada, Ratinho apresentou números expressivos: atuou em 23 partidas, marcou 17 gols e distribuiu 9 assistências, totalizando 26 participações diretas em tentos. Com esses resultados, foi fundamental para que o Helas Brno conquistasse o vice-campeonato da Pohár Nacional e garantisse o quarto lugar na
primeira divisão da liga tcheca, consolidando-se como um dos principais jogadores da equipe.
Retrospectiva da carreira no Brasil
Natural de Goiânia, Ratinho iniciou sua trajetória sem passar por escolinhas, jogando em campeonatos amadores até ser descoberto pelo Vila Nova. “Vim de uma família que sempre priorizou o trabalho. Nunca tive a chance de jogar em categorias de base, mas acreditei que poderia viver do futsal”, contou.
Passou ainda por clubes como Goiás, Arsenal de Dionísio Cerqueira, Cometa (atual Rodeio Futsal), Serra Alta, Locomotiv Palmeirense e Capinzal. Conquistou o Campeonato Goiano em 2021 e venceu a Copa Goiás em duas ocasiões.
A virada na carreira aconteceu em 2023, quando recebeu a indicação para jogar na República Tcheca. Inicialmente defendeu o Atraps FC, conquistando a etapa regional da Copa Tcheca, antes de se transferir para o Helas Brno.
“Quando cheguei, não imaginava que me tornaria o primeiro brasileiro a vestir a camisa do clube. Foi um orgulho enorme. Não foi fácil, a barreira linguística e a diferença cultural te fazem repensar tudo. Pensei em parar algumas vezes, mas sempre acreditei que o futsal ainda me reservava coisas boas. Agora, quero aproveitar cada momento aqui na Europa”, disse Ratinho.