A união entre Federação e Liga Gaúcha de Futsal poderá ser anunciadas nos próximos dias. As negociações entre as duas entidades e os clubes representados por elas, estão em andamento. Encontros frequentes têm sido organizados para que a definição aconteça o mais breve possível.
Apesar da briga judicial em que está envolvido o comando da Federação Gaúcha de Futsal, a frente que é reconhecida pela Confederação Brasileira de Futsal, CBFS, conduz as tratativas. Já existe, inclusive a previsão de disputa das competições para este ano com o nome de Gauchão de Futsal, Séries A, B e C. A elite contaria com 27 times e os clubes já tem prazo de confirmação de participação na disputa.
Extraoficialmente, circula a informação de que já existe até a definição do chaveamento da competição com três grupos regionalizados. A primeira fase indicaria 16 classificados para a fase de mata-mata.
Um processo judicial segue em tramitação para a definição de quem é o representante legal da Federação. A disputa entre Ivan Santos e Vianei Hammes ainda não possui uma definição. Depois do afastamento do presidente César Cabral, Ivan vinha respondendo pela presidência da entidade. Após denúncias de improbidade administrativa, Vianei voltou a ocupar o cargo de vice-presidente e acabou reconhecido pela CBFS como representante legal da entidade.