O Traipu Futsal chega à final do Campeonato Brasileiro de Futsal vivendo uma temporada histórica — e muito desse protagonismo passa por Lukinhas. O ala, camisa 87 da equipe alagoana, tem sido o nome mais decisivo da campanha e símbolo do grande ano do clube em 2025.
Dono da melhor campanha da fase de grupos, com oito vitórias, um empate e apenas uma derrota, o Traipu avançou ao mata-mata sustentado por números expressivos: é o ataque mais positivo da competição, com 67 gols, e tem na dupla Lukinhas e Eric os artilheiros do torneio, ambos com nove gols. Aos 27 anos, o ala também soma os gols marcados na Taça Brasil — título nacional conquistado pelo Traipu neste ano — alcançando 16 gols na temporada, seu melhor desempenho individual da carreira.
Antes de chegar a Arapiraca, Lukinhas já vinha acumulando reconhecimento, tendo sido eleito o melhor jogador do Campeonato Sergipano por duas temporadas seguidas. No Brasileiro, consolida esse crescimento com atuações decisivas. Mesmo com a consistência defensiva garantida por Thiago, outro destaque da equipe, é o camisa 87 quem tem desequilibrado nas partidas mais importantes, assumindo o protagonismo nos momentos de decisão.
“Estou muito feliz e grato por ter chegado na final. Fizemos um grande trabalho durante o ano, que vem sendo recompensado até o momento. Feliz pela minha atuação individual e mais ainda pelo grupo estar focado. Sem união, não chegaríamos tão longe”, afirma o ala.
Para o jogo que decide o título, Lukinhas pede pés no chão. “Temos mais um grande jogo. Fizemos um bom primeiro tempo fora de casa, soubemos sofrer e saímos com um bom resultado. Agora é trabalhar durante a semana para acertar os últimos detalhes e buscar a vitória no domingo, se for da vontade de Deus”, completa.
Na disputa pela artilharia, Lukinhas e Eric têm a concorrência de Jé e Nardinho, do Atlético-PI, ambos com oito gols. A decisão também definirá quem leva o prêmio individual de goleador da competição.
No primeiro duelo da final, Traipu e Atlético Piauiense empataram por 1 a 1 na Arena Verdão, em Teresina. A partida que define o campeão será neste domingo, dia 30 de novembro, às 13h, no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca, com transmissão de CBFS TV, Ulisses TV, GE-PI, TV Cidade Verde, TV Gazeta, Rede Clube, Lance! e SporTV.
Sobre o Campeonato Brasileiro de Futsal 2025
A competição reúne 22 equipes divididas em dois grupos, com 11 times cada. Na fase classificatória, os clubes se enfrentam em turno único dentro das chaves, e os oito melhores avançam ao mata-mata. A partir das oitavas de final, os confrontos são em jogos de ida e volta.
O Brasileiro de Futsal distribui duas vagas para a Supercopa, caminho para a Conmebol Libertadores. A organização é da CBFS, em parceria com a Sportshub, com transmissão oficial pelo YouTube da entidade.
A edição 2025 conta com patrocínio de CAIXA, Penalty, Assaí Atacadista, AIWA, Embracon, SIL Fios e Cabos Elétricos, Suzuki Haojue Motos e Sampel.

