Revelação do Pato Futsal, Dudu conquista título pela Seleção Brasileira Sub-17 de Futsal

A Seleção Brasileira Sub-17 de Futsal conquistou o Dakar en Jeux Festival 2025, competição realizada no Senegal, que serviu como parte dos preparativos para os Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026. Na final, a vitória verde-amarela veio sobre Portugal, pelo placar de 3 x 1. Um dos destaques do torneio foi o ala Dudu, revelação das categorias de base do Pato Futsal.  

Para chegar ao título do torneio, a Seleção Brasileira de Futsal venceu o Senegal (14 x 1), o Marrocos (6 x 3), empatou com Portugal na primeira fase (1 x 1), e venceu Portugal na grande decisão (3 x 1). Dudu marcou 4 gols na competição. “A realização de um sonho. Agradecer todo apoio, toda torcida, todas as pessoas que acreditam em meu trabalho. Foi uma honra representar a Seleção Brasileira de Futsal. Essa conquista vai servir como motivação para que eu continue exercendo meu trabalho da melhor maneira no Pato Futsal e para que eu possa voltar a representar o Brasil no futuro. Seguirei com os pés no chão e trabalhando com muita dedicação”, comentou.

O treinador da Seleção Brasileira Sub-17 de Futsal, Diogo Barros, comentou sobre o trabalho de monitoramento na categoria. “Nós estamos fazendo um trabalho de monitoramento dos atletas sub-17 na Seleção Brasileira pensando nas competições que teremos na próxima temporada e também num futuro próximo da nossa seleção. Então, a gente tem observado atletas de todos os estados do Brasil, ajustando alguns detalhes e procurando ser o mais assertivo possível. Esse trabalho também é pensando no Sul-Americano da categoria 2026 e nos Jogos Olímpicos da Juventude Dakar 2026”, destacou.

Diogo Barros enalteceu a nova geração do futsal brasileiro. “Esse torneio no Senegal foi de uma importância muito grande para que os atletas pudessem vivenciar uma competição fora do país, contra seleções de Europa e África. Temos atletas de muito potencial na seleção, além disso estamos conseguindo monitorar em torno de 50 atletas na categoria e com todo respaldo que a CBF vem nos dando, amparado para as competições da próxima temporada”, afirmou o treinador.

Ainda durante a entrevista, Diogo Barros destacou o trabalho das categorias de base do Pato Futsal e comentou sobre o ala Dudu, convocado e campeão do torneio no Senegal. “O Dudu é um atleta de excelente potencial, boa finalização de pé esquerdo, bom entendimento do jogo. Parabenizar ele por todo comprometimento e também o trabalho da base do Pato Futsal, por meio do Gilson e do Richard, que foram os elos que tivemos para convocação do atleta. Então, só temos que valorizar o trabalho de formação do Pato Futsal, pois o Dudu chegou em grande forma, fez uma grande competição e teve sua importância dentro do nosso processo. Parabéns a todos e continuamos torcendo também pelo desenvolvimento da base do Pato Futsal”, completou Diogo Barros.

Além do treinador da categoria Sub-17, Diogo Barros, a comissão técnica foi composta por Márcio Werlang (supervisor), Michel (preparador físico), Wilson Jr. (fisioterapeuta), Dr. Joaquim (médico) e Rodolpho (preparador de goleiros). O técnico da Seleção Principal de Futsal, Marquinhos Xavier, acompanhou a equipe como coordenador técnico.

A base do Pato Futsal segue trabalhando na formação e lapidação de jovens talentos. A equipe pato-branquense está na reta final do Campeonato Paranaense Sub-17 e Sub-20.