Nordeste confirma tradição com a bola pesada e mostra força na luta pelo título de 2025

A pequena cidade de Traipu, no agreste de Alagoas, com cerca 30 mil habitantes, viu seu nome ganhar repercussão nacional após a conquista inédita da Taça Brasil 2025 pelo Traipu Futsal. O título sobre o poderoso Jaraguá, multicampeão da modalidade, garantiu aos alagoanos uma vaga na Supercopa, torneio classificatório para a Conmebol Libertadores da América.

Mesmo já garantido na Supercopa, o Traipu manteve o foco no Campeonato Brasileiro de Futsal 2025, que também dá vaga na competição continental. O clube é uma das nove agremiações nordestinas na atual edição do torneio.

A região carrega tradição com a bola pesada e encontrou no Brasileiro de Futsal uma oportunidade democrática para reafirmar sua força. Já na primeira edição, em 2024, três equipes nordestinas chegaram às semifinais, Sport (PE), Apodi (RN) e o Fortaleza (CE). Este último sagrando-se campeão.

Voltando ao Traipu, a vaga para Supercopa não diminuiu a vontade dos alagoanos em seguir fazendo história no futsal nordestino. Após a Taça Brasil, a equipe treinada por David Mendonça, àquela altura no meio da tabela do Grupo B, emendou uma série de vitórias e iniciou uma escalada que só terminou no topo do grupo, com 25 pontos conquistados e a melhor campanha entre as 22 participantes ao final da Fase de Grupos. O resultado esportivo deu ao Traipu a vantagem de disputar toda a segunda fase em casa.

“A atmosfera da cidade e o comprometimento dos jogadores e o empenho do staff nos levou a fazer uma primeira fase muito boa. Tenho que dar mérito aos jogadores. É muito bonito vê-los dedicados ao projeto. Convoco a torcida de Alagoas e do futsal nordestino para nos ajudarem muito nessa próxima fase. Vai ser muito importante o primeiro jogo, mas a volta aqui contamos com esse apoio e a força da nossa torcida”, disse Mendonça, nas redes sociais do Traipu.

Junto aos alagoanos, mais cinco equipes nordestinas se garantiram na fase eliminatória do Brasileiro de Futsal: No grupo A, o Fortaleza construiu uma campanha digna do atual campeão e fechou no topo com nenhuma derrota em 10 jogos disputados. Atlético Piauiense (PI) e São João do Jaguaribe (CE) foram os outros dois a se classificarem na chave, no quarto e sétimo lugares, respectivamente.

No Grupo B, além do Traipu, representam o nordeste as equipes do Ceará (CE) e Apodi (RN), quarto e sétimo lugares, respectivamente. Os cearenses conseguiram se classificar com tranquilidade, superando a desclassificação ainda na primeira fase na edição de estreia. Já os potiguares, atuais vice-campeões, patinaram na fase de grupos, mas terminaram a etapa mostrando um melhor futsal e superando as dificuldades encontradas a partir de desfalques e mudanças no elenco.

Diferente de 2024, quando as oitavas destinaram alguns confrontos entre nordestinos, neste ano, nenhuma equipe da região se enfrenta nessa primeira rodada eliminatória.

O Traipu vai encarar o América (MG), que teve a pior campanha entre as equipes classificadas para as oitavas. O Fortaleza vai enfrentar o Sorriso Futsal (MT). O Atlético (PI) joga contra o Criciúma (SC), e o Ceará vai fazer o clássico de camisa com o Vasco da Gama (RJ). Porém, todos farão o segundo jogo em casa, o que pode ser uma vantagem nesta etapa. Já Apodi (RN) e São João do Jaguaribe (CE) decidirão fora de casa contra Yeesco (SC) e Passo Fundo (RS), respectivamente. Os dois duelos com maior grau de dificuldade entre os jogos dos nordestinos.

“É um outro campeonato, muito mais competitivo, seletivo. Interagir da melhor maneira possível com muita sabedoria, resiliência, saber sofrer na hora certa. Tenho certeza de que será um grande jogo, vamos fazer valer a pena, o fator casa no segundo jogo. É ir lá, competir em excelência e tentar sair com um empate ou uma vitória. Mas sabendo que o segundo jogo é muito importante dentro da nossa casa, com o nosso torcedor”, reforçou André Bié, técnico do Atlético-PI, em entrevista dada ao GE.com sobre a vantagem do último jogo em casa.

Os nordestinos nas oitavas de final:

Jogos de Ida:

•⁠ ⁠23/09 – Criciúma x Atlético Piauiense (20:00)
•⁠ ⁠25/09 – Sorriso x Fortaleza (20:00)
•⁠ ⁠27/09 – América-MG x Traipu (17:00)
•⁠ ⁠28/09 – Apodi x Yeesco Futsal (11:00)
•⁠ ⁠28/09 – Vasco da Gama x Ceará (11:00)
•⁠ ⁠28/09 – São João do Jaguaribe x Passo Fundo (11:00)

Jogos de Volta:

•⁠ ⁠04/10 – Traipu x América-MG (17:00)
•⁠ ⁠04/10 – Passo Fundo x São João do Jaguaribe (19:00)
•⁠ ⁠05/10 – Atlético Piauiense x Criciúma (11:00)
•⁠ ⁠05/10 – Ceará x Vasco da Gama (11:00)
•⁠ ⁠07/10 – Yeesco Futsal x Apodi (19:00)
•⁠ ⁠07/10 – Fortaleza x Sorriso (20:00)

Os jogos de ida das oitavas de final do Brasileiro de Futsal estão programadas para acontecerem entre os dias 23 e 28 de setembro, com os jogos de volta marcados para rolar entre os dias 2 e 7 de outubro.

Sobre o Campeonato Brasileiro de Futsal:

A edição 2025 do Campeonato Brasileiro de Futsal reúne 22 equipes, divididas em dois grupos (A e B), com 11 times cada. Na fase de grupos, as equipes se enfrentam dentro de suas chaves em turno único. Os oito melhores colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, que passam a ser disputadas em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta.

A competição é organizada pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) e pela Sportshub, e conta com transmissão oficial pelo YouTube da CBFS, além de cobertura em tempo real pelas redes sociais e pelo site da entidade.

A segunda edição do Campeonato Brasileiro de Futsal conta com o patrocínio de CAIXA, Penalty, Assaí Atacadista, AIWA, Embracon, SIL Fios e Cabos Elétricos, Suzuki Haojue Motos e Sampel.