O torcedor do São Miguel Futsal, do Paraná, tem motivos de sobra para comemorar no Campeonato Brasileiro de Futsal 2025. A um ponto da classificação para a segunda fase, o “Amarelinho” conta com um capitão em grande fase e artilheiro da competição. O fixo Daniel dos Santos, de 26 anos, é um dos principais nomes do torneio e atravessa um momento especial em sua carreira.
Com oito gols marcados em sete jogos, Daniel lidera isoladamente a artilharia da competição. Ele admite que está vivendo uma experiência inédita:
“Nunca tive esse privilégio de ser artilheiro de um campeonato. É um sentimento de muita felicidade, ainda mais dividindo esse feito com grandes jogadores”, afirmou.
Logo atrás na corrida pela artilharia estão David (Vasco), Galinho (Concórdia) e Rafinha (Ceará), todos com seis gols.
Natural de Campo Novo do Parecis (MT), Daniel tem passagens por clubes como AAPF Palmitos, Coronel Futsal e Pato Futsal. Acumula conquistas relevantes: é bicampeão catarinense, campeão paranaense da Série Prata (2023) e da Série Ouro (2024), além de um terceiro lugar na Liga Nacional pelo Pato em 2024.
Após uma temporada de destaque no Pato Futsal, Daniel chegou ao São Miguel para ser referência. E tem correspondido à altura. Além do faro de gol, vem mostrando personalidade como líder da equipe.
Entre os gols marcados, destaca como o mais bonito um tento diante do Juventude AG:
“Foi logo no começo do jogo, numa jogada ensaiada que vínhamos treinando há bastante tempo. Um golaço.”
O fixo também faz questão de valorizar o grupo e o bom momento coletivo como pilares para seu desempenho individual:
“O que mais tem contribuído é o trabalho em equipe. Todos têm se dedicado muito, eles também fazem parte disso.”
A disputa pela artilharia da temporada ainda está aberta, mas Daniel já inscreve seu nome na história do torneio. Na edição de estreia, em 2024, nomes como Nunes (Sport), Dedê e Betinho Potiguar (América-RN), e André Nem (Apodi) terminaram empatados no topo com 12 gols.
O próximo desafio de Daniel e do São Miguel será fora de casa, no dia 9 de agosto, contra o São João do Jaguaribe, pela 9ª rodada. Será que vem mais um gol do artilheiro?
—
Sobre o Campeonato Brasileiro de Futsal:
A edição 2025 do Campeonato Brasileiro de Futsal reúne 22 equipes, divididas em dois grupos (A e B), com 11 times cada. Na fase de grupos, as equipes se enfrentam dentro de suas chaves em turno único. Os oito melhores colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, que passam a ser disputadas em sistema de mata-mata, com jogos de ida e volta.
A competição é organizada pela CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) e pela Sportshub, e conta com transmissão oficial pelo YouTube da CBFS, além de cobertura em tempo real pelas redes sociais e pelo site da entidade.
A segunda edição do Campeonato Brasileiro de Futsal conta com o patrocínio de CAIXA, Penalty, Assaí Atacadista, AIWA, Embracon, SIL Fios e Cabos Elétricos, Suzuki Haojue Motos e Sampel.