Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) publicou nesta quinta-feira (07 de julho) a Portaria nº 03/2025, que oficializa a desfiliação da Federação de Futebol de Salão de Rondônia. A decisão atende ao pedido formalizado pela própria entidade rondoniense, por meio do Ofício nº 060/FFSR/2025 – PRESIDÊNCIA.
O ato está amparado no direito à liberdade de associação, previsto no artigo 5º da Constituição Federal, e em conformidade com o artigo 33, I, do Estatuto da CBFS. Com isso, a Federação de Rondônia deixa de integrar o quadro de filiadas da Confederação.
A medida determina, ainda, que todos os departamentos da CBFS adotem os procedimentos administrativos necessários para desvincular os clubes, atletas e árbitros do estado dos sistemas oficiais da entidade nacional. Além disso, os clubes de Rondônia estão impedidos de participar de quaisquer competições organizadas pela CBFS até que o estado volte a estar representado oficialmente no quadro de filiadas.
Por fim, a CBFS informa que, a partir da presente data, o estado de Rondônia passa a ocupar a 27ª colocação no ranking oficial das Federações Estaduais, independentemente de participação em competições nacionais durante a temporada.