O projeto Futsal Social, da União Jovem do Rincão (UJR), mantém de forma ininterrupta suas atividades nestes meses de janeiro e fevereiro, durante o período de férias escolares. A iniciativa, que no ano passado completou 20 anos, atende cerce de 600 crianças e adolescentes em seis núcleos, localizados em área periféricas de Novo Hamburgo, utiliza o esporte como ferramenta para o desenvolvimento humano.
O supervisor do projeto, William Ferreira das Neves, ressalta a importância da continuidade neste período. “Nesta época do ano, se faz ainda mais necessário o vínculo com os alunos e famílias, especialmente em vitude do recesso escolar e que boa parte dos alunos não possuem tantas condições e acesso a atividades de lazer neste período”, afirma. Neves ainda reforça que “o projeto por vezes acaba sendo uma das únicas possibilidades de atividade de lazer para os alunos, bem como permanece com o olhar atento e apoio da equipe multidisciplinar do projeto, visando uma rede de proteção para os beneficiados e suas famílias com maior vulnerabilidades social, junto a rede de proteção de Novo Hamburgo”, complementa.
As ações do projeto ocorrem desde 2004, por meio de uma parceria entre a UJR Futsal e a Universidade Feevale, apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo e de empresas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. A equipe multidisciplinar, composta por profissionais da educação física, da pedagogia, do serviço social e da psicologia, trabalha no viés da geração de autonomia e no desenvolvimento de valores e habilidades fundamentais para uma convivência baseada no respeito às diferenças e em atitudes em prol da coletividade.
FONTE: Assessoria de Imprensa