O Ministério Público do Trabalho (MPT), o Observatório da Discriminação Racial no Futebol e a Liga Gaúcha de Futsal (LGF) realizarão, em parceria, campanha de combate ao racismo no esporte. A LFG fará a impressão e a distribuição da edição do MPT em Quadrinhos, projeto didático desenvolvido pelo MPT, sobre antirracismo no futebol.
A adesão da LFG à campanha foi realizada em reunião na sede da Liga, pelo seu presidente, Nelson Bavier de Souza, que recebeu o procurador do Trabalho Bernardo Mata Schuch, um dos corroteiristas dos quadrinhos, intitulado “Antirracismo F.C.” Também participaram da reunião Alex Herrmann, do departamento de Comunicação e Marketing da LGF, e Alexandre Borba, advogado dos clubes.
A ideia é distribuir o material para o público durante as partidas, já em 2025. Inicialmente, a distribuição será feita nas três divisões do futsal adulto masculino, com possibilidade de abranger todas as dez categorias. A LFG enviará o material aos clubes e estes farão a distribuição aos torcedores. Em 2024, a Liga contou com mais de 160 filiados e incluiu competições em 150 municípios do Estado.
Anualmente a entidade mantém campanhas de conscientização para a erradicação de qualquer tipo de preconceito no esporte.