O fim de semana foi movimentado para a UFSM/Dallas, com duas decisões valendo vaga na final de duas competições diferentes. Na sexta-feira (22), a equipe A venceu o Real Merengue por 4×1 e se classificou para a decisão do Campeonato Municipal. Hoje (26 de novembro) acontece a Final no CDM. Já no domingo, a equipe viajou para Pelotas para tentar uma remontada histórica. Contra a Malgi (que havia vencido o jogo de ida em Santa Maria), a missão era derrotar a equipe adversária no tempo normal e na prorrogação, para seguir na competição e avançar a mais uma Final. No entanto, as gurias da Federal não conseguiram segurar o ímpeto das pelotenses e perderam por 15×0. A Malgi aguarda a definição do outro time finalista, que sai do confronto entre Celemaster e Palestina.
O placar não reflete o que foi a belíssima campanha do time de Santa Maria na elite do Estadual Feminino, que chegou ao confronto com quatro vitórias e um empate. No ano passado, a Federal (ainda sem a parceria com o Dallas) ficou com o vice-campeonato da Série Prata e, na mesma temporada, disputou a Ouro, sendo eliminada ainda na primeira fase. Chegar na semifinal nesta temporada foi um grande feito para o futsal feminino de Santa Maria e as gurias já marcaram seus nomes na história da UFSM/Dallas.
UFSM/Dallas 4×1 Projeto Futuro – Semifinal do Campeonato Municipal
Na semifinal do Municipal, disputada no ginásio do Colégio Centenário, na sexta-feira, a UFSM/Dallas A venceu o Real Merengue por 4×1, com gols de Gabyzinha (três vezes) e Eduarda Roggia. Com cinco vitórias em cinco partidas, a equipe chega invicta na decisão, na qual terá o Projeto Futuro como adversário. Jogaram: Elizabeth, Guerra, Karla, Bianca Mujica, Gabyzinha, Eduarda Roggia, Jéssica, Dala Nora, Emely, Pioner e Tefa.
A nota negativa ficou por conta da lesão no tornozelo da ala Bianca Mujica, que ficou fora da partida contra a Malgi em Pelotas e provavelmente não poderá jogar a decisão do Campeonato Municipal.
IFSul-CAVG/Malgi x UFSM/Dallas – Jogo de volta da Semifinal da Série Ouro
Apesar da superioridade da Malgi desde o início, a UFSM/Dallas poderia ter saído na frente. Em pouco minutos, Eloisy fez três defesas para manter o 0x0. Então, em contra-ataque da Federal, Gabyzinha não conseguiu concluir para o gol. O volume da equipe da casa continuou grande, forçando Eloisy a trabalhar mais duas vezes. Na segunda, a defesa acabou criando outro contra-ataque de Gabyzinha, que parou na goleira adversária. Pouco depois, Dudinha acertou um chute de média distância e abriu o placar. Na sequência, Karina recebeu nas costas da defesa e encobriu a goleira, mas errou o alvo. Depois, após uma roubada de bola na quadra ofensiva, a bola chegou a Gio, que ampliou: 2×0.
Logo depois, saiu o terceiro: após jogadaça de Karina, Gio marcou mais um. A UFSM/Dallas tentou reagir, ficando um pouco mais com a bola e chegando na quadra de ataque. Mas o time da casa não tirava o pé do acelerador. Primeiro, com uma bola no travessão. Depois com duas bolas na trave em conclusões de Nati. Pouco depois, Eloisy fez uma defesaça em chute de Karina. O gol da Federal poderia ter saído após lançamento de Eduarda Roggia para Tefa. A goleira saiu errado na tentativa de cortar o passe e a bola seguiu, mas acabou passando ao lado da trave. Na sequência, Gio aproveitou passe errado e mandou para a rede: Malgi 4×0. Depois, Nathalia recebeu cara a cara com a goleira da Malgi, mas não conseguiu concluir.
Pouco mais tarde, Eloisy fez outra defesa cara a cara com Karina. No entanto, ela não conseguiu evitar o quinto gol, após a bola sobrar na entrada da área para Dudinha, que concluiu no canto. Pouco depois, Tefa teve uma chance, mas concluiu cruzado para fora. Ainda na primeira etapa, Nati fez uma bela jogada e a bola chegou a Dudinha, livre dentro da área. Ela só precisou completar para o gol: Malgi 6×0.
Na volta do intervalo, Nati marcou o sétimo, após receber na ala direita e chutar cruzado. Depois, Dudinha poderia ter marcado novamente, mas teve a conclusão defendida. No rebote, ela concluiu para fora. Pouco depois, a Malgi recuperou a bola na quadra ofensiva e Campra marcou o oitavo. Dois minutos depois, Campra recebeu de frente para a meta e concluiu no canto: Malgi 9×0. Mais alguns minutos se passaram e Dudinha recebeu livre, driblou a goleira e mandou para a rede, marcando o décimo gol. Pouco depois, Fer tabelou com Dudinha e tocou na saída da goleira: Malgi 11×0.
A Federal só voltou a levar perigo quando Tefa recebeu passe de Gabyzinha e concluiu rasteiro, sobre a goleira. Após tabela da equipe de Pelotas, Nati iria marcar mais um, mas Bidinha afastou o perigo. Na sequência, Bidinha acionou Tefa, que tentou por cobertura. A goleira saltou e conseguiu segurar a pelota. Logo depois, em cobrança de falta próxima à área, a bola foi rolada para Eduarda Roggia. Ela concluiu e a goleira defendeu mais uma. Na sequência, Nati recebeu na direita e concluiu sem chances para Eloisy: Malgi 12×0.
Alguns minutos depois, Nati roubou a bola, avançou com liberdade e tocou na saída da goleira: Malgi 13×0. Pouco depois, Ju tabelou com Dudinha e mandou para o gol aberto: Malgi 14×0. Mais tarde, Quintero acionou Dudinha no fundo da quadra e correu para a área. Ela recebeu de volta e completou para a rede: Malgi 15×0. No finalzinho, Nati recebeu sozinha e não marcou mais um porque Eloisy defendeu novamente.
PATROCÍNIO E APOIO:
Rede Sul Energia Solar
SSI
Perfil Metais
Vigillare
ConfiÁgil Elevadores
Elemar Resch – Ortopedia e Traumatologia
Ginásio Pinheirão
Toco y Me Voy Restaurante
Dalmoro Tur
Miria Transportes
Divine Store
—
FONTE: Assessoria de imprensa/ Saul Elias Pranke