O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, desembarcou neste sábado (5) em Tashkent, Uzbequistão, para acompanhar de perto a final da Copa do Mundo FIFA de Futsal entre Brasil e Argentina. A rivalidade histórica entre as duas seleções promete um confronto emocionante. Rodrigues chegou ao país asiático para prestar apoio à Seleção Brasileira.
Após chegada a capital do Uzbequistão, Ednaldo Rodrigues visitou o hotel da delegação brasileira, onde se reuniu com jogadores e comissão técnica. O presidente destacou a importância do momento e reforçou a confiança na capacidade da equipe de conquistar o sexto título mundial.
“Nós temos uma confiança extraordinária por conta da dedicação e por conta do entrosamento, do companheirismo que tem nossas seleções. O jogo é dentro das quatro linhas. Cada um tem que ter o foco permanente para que ele não possa por um segundo desviar, só se conquista com foco e, portanto, nós temos”, afirma.
Em seguida, Rodrigues se dirigiu à Humo Arena, palco do duelo decisivo. No local, ele assistiu ao último treino da seleção antes do grande jogo. O presidente elogiou a campanha, a preparação da equipe e falou com otimismo sobre a conquista do mundial.
“Acompanhei, como sempre, todos os jogos e cada jogo, por mais que tenha sido uma goleada, não teve jogo fácil, mesmo que os atletas tenham feito a partida parecer fácil. A semifinal foi muito emocionante, mas prevaleceu o entrosamento, o foco, que é o que a gente espera também para o jogo contra a Argentina.
Brasil e Argentina vão se enfrentar domingo, ás 12h (horário de Brasília). A Humo Arena, em Tashkent (UZB), será o cenário de uma das mais aguardadas finais da história do futsal. É primeira vez na história que Brasil e Argentina se enfrentam numa final de Copa do Mundo FIFA. O último encontro entre as duas equipes foi em 2024, na final da Copa América. A Seleção Brasileira foi campeã depois de vencer a partida por 2 a 0. Ednaldo Rodrigues exalta o encontro entre as duas seleções sul-americanas numa final de Copa do Mundo.
“É um encontro que, primeiro, celebra o futsal sul-americano. Tem um jogo muito arrojado e que acho que os outros centros, os outros continentes, sempre buscam respeitar. E sempre Brasil e Argentina, qualquer que seja o jogo ou competição, vai ter realmente uma expectativa muito grande, porque a rivalidade é histórica. Mas estou confiante. É manter o foco mesmo com a rivalidade acentuada. É o maior clássico do mundo e tenho certeza que torcedores vão estar muito satisfeitos depois da partida”, comenta.
CONSELHO DA FIFA
O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, esteve até a última sexta-feira (4) na Suiça, onde participou da 29° reunião do Conselho da Fifa. O encontro foi realizado na sede da entidade que comanda o futebol mundial, em Zurique.
O Conselho da Fifa é o principal órgão decisório da entidade. Desde março do ano passado, Ednaldo Rodrigues ocupa o assento no conselho.
Na reunião, os integrantes do conselho aprovaram o calendário de quatro Mundiais (Sub-20 masculino, Sub-17 masculino, Sub-17 feminino e a Copa do Mundo Feminina de Futsal), além de definir o processo de candidatura das Copas do Mundo de 2030 e 2034. Foi confirmada também a inclusão das datas dos campeonatos continentais no calendário feminino de Futebol. A Copa América será realizada de 12 de julho a 2 de agosto de 2025.
Outra definição foi a escolha do Paraguai para receber o Congresso da Fifa, em maio do próximo ano. O encontro vai reunir as 211 associações-membro das seis confederações continentais. Também foi divulgado o calendário de partidas internacionais do Futsal do ciclo 2025-28.