Uma nova e empolgante disputa no calendário do futsal mundial está a caminho. O Superclássico das Américas de Futsal reunirá os campeões nacionais do Brasil e da Argentina em um jogo único, previsto para acontecer em 2024.
O vencedor do primeiro Campeonato Brasileiro de Futsal garantirá vaga para o confronto contra a equipe argentina, que será escolhida pela Associação de Futebol da Argentina (AFA) com base no desempenho das equipes em suas competições nacionais.
O Superclássico das Américas é fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e a AFA, entidade responsável pelo futsal na Argentina. O evento será organizado pelas empresas Mundo do Futsal e Futsala, que contam com o apoio oficial das associações locais e possuem vasta experiência na realização de eventos esportivos.
Brasil e Argentina são as duas nações mais bem ranqueadas pela FIFA nas Américas no futsal. O Brasil lidera o ranking divulgado neste ano pela entidade máxima do futebol mundial, enquanto a Argentina ocupa a quinta posição, atrás de Portugal, Espanha e Irã, países tradicionais na modalidade.
“A criação do Superclássico das Américas representa um marco histórico para o futsal das duas maiores potências do continente. Reunir os campeões do Brasil e da Argentina em uma competição de alto nível reforça não apenas a rivalidade saudável entre os países, mas também o compromisso com o desenvolvimento do esporte em nível global. Este torneio será um espetáculo para os torcedores e uma grande oportunidade de intercâmbio técnico e cultural”, comentou Marcos Madeira, presidente da CBFS, organizadora do Brasileiro de Futsal em parceria com a SportsHub.
“O Mundo do Futsal celebra mais um evento conquistado para fortalecer o nosso futsal. Somos apaixonados por essa modalidade e vamos realizar um jogo do tamanho do futsal destas duas potências. O Superclássico marca essa união das entidades em prol do desenvolvimento da modalidade”, endossa Anderson de Andrade, CEO do Mundo do Futsal.
A data do duelo ainda será definida pela organização. De acordo com o acordo firmado, o Superclássico será sediado alternadamente entre os dois países, começando pelo Brasil em 2024.