UFSM tropeça em casa e perde os 100% de aproveitamento na Série Ouro

Na fria noite de sábado, a Federal sofreu um duro revés com a presença do seu torcedor no CDM e ficou congelada na segunda posição da Chave B da Série Ouro 2024. Invicta até então, a equipe de Santa Maria recebeu a atual campeã do Estadual e perdeu por 6×1, após desperdiçar inúmeras oportunidades num primeiro tempo de bastante equilíbrio. Na segunda etapa, os visitantes foram bastante efetivos e conseguiram dilatar a vantagem, alcançando a segunda vitória na competição.

O técnico Gabriel Pranke afirmou ter ficado feliz com o bom número de torcedores que acompanharam a partida, apesar da noite gelada. Ele descreveu a torcida como fantástica e exaltou o fato de ela estar crescendo, visto que a equipe teve duas partidas de arquibancadas lotadas e ontem o público ocupou praticamente 80% dos lugares no ginásio. Sobre a partida, ele comentou:

– Enfrentamos uma equipe cascuda e com uma qualidade absurda. O nosso momento no jogo foi no primeiro tempo e deveríamos ter aproveitado as chances que criamos. Depois do segundo gol, precisamos subir um pouco a marcação e eles são um time difícil de pressionar. Precisamos ter humildade de dizer que a Sercesa foi melhor que nós hoje.

A Federal terá três semanas para se preparar para o próximo desafio, que será em Jaguari apenas no dia 20 de julho. No mesmo local e contra o mesmo adversário, a Sercesa joga hoje e, se vencer, igualará os 15 pontos que os líderes Atlântico e UFSM têm no momento. Em outra partida de ontem, a AFA perdeu em casa para a ATF por 3×1.

O jogo

No primeiro minuto, Pity recebeu na ala direita e chutou próximo à trave esquerda de Edinho, para fora. Com 2 min, Léo Rudek fez fila, passou por dois adversários e cavou na saída do goleiro, mas errou o alvo. Um minuto depois, Fabio recebeu lançamento de Edinho e conseguiu chegar antes do goleiro, que já estava fora da área, mas também não conseguiu desviar para o gol.

Aos 5 min, João Ferrari puxou contra-ataque e concluiu rasteiro. Edinho defendeu com o pé. Na sequência, Jacky errou passe e Léo Rudek avançou. A bola sobrou para Fabio Escobar, que concluiu duas vezes sobre o goleiro da Sercesa. Trinta segundos depois, Léo Rudek tentou encontrar Mateus dentro da área. O ala não conseguiu desviar, e a bola saiu raspando a trave esquerda do goleiro da Sercesa. Na resposta do time visitante, Enzo recebeu lançamento de Grillo e concluiu para fora.

Aos 6 min, Thales roubou a bola e passou para Léo Rudek. O artilheiro concluiu e o goleiro deu rebote. Thales tentou aproveitar a sobra e concluiu sobre o goleiro. Dois minutos depois, Thales recebeu de Léo Rudek e tentou concluir a gol, mas Jacky saiu de carrinho, fora da área, afastando o perigo. Logo em seguida, no contra-ataque dos visitantes, Guinho avançou pela esquerda e chutou por cima da meta. Em resposta da Federal, Fabio Escobar avançou sem marcação e concluiu para fora.

Aos 12 min, Pepo recebeu nas costas do marcador e passou para Thales na segunda trave. Ele chutou prensado com Rezala, que salvou praticamente em cima da linha. Na sequência, Jacky lançou para Lukinhas, que ajeitou e concluiu no rosto de Edinho. Pouco depois, Rezala recebeu dentro da área na cobrança de escanteio e concluiu no alto. Edinho espalmou, fazendo grande defesa. Aos 18 min 15s, Lukinhas chutou e Rafinha desviou de peito para o gol: Sercesa 1×0. Aos 19 min, Rafinha roubou na quadra ofensiva e chutou cruzado. Lukinhas desviou e Edinho defendeu. Quinze segundos depois, Mateus ajeitou para Fabio Escobar, que concluiu para fora.

Com um minuto de jogo na segunda etapa, Rezala teve a primeira conclusão perigosa para os visitantes. Edinho espalmou para escanteio. Aos 2 min 28s, após passe errado da Federal, a bola ficou à feição para Rafinha concluir cara a cara com Edinho: Sercesa 2×0. Aos 4 min 27s, Enzo recebeu no fundo da quadra e chutou para dentro da área. A bola desviou na defesa e entrou: Sercesa 3×0.

O terceiro gol foi um balde de água fria na equipe de Santa Maria, que demorou para mostrar reação. Aos 6 min 30s, Pepo serviu Alysson, que ficou cara a cara com Jacky e concluiu por cima. Faltando 12 min para o fim, a UFSM começou a utilizar a estratégia do goleiro linha. Aos 9 min 12s, Tito arriscou da ala direita. Jacky defendeu, chutou da própria área e ampliou: Sercesa 4×0. Aos 11 min, Lukinhas ajeitou para João Ferrari, que concluiu rasteiro. Edinho salvou com o pé.

Aos 12 min, Tito apertou a saída de bola e Alysson recuperou. Ele arriscou de bico, para fora. Um minuto depois, Mateus concluiu de média distância, raspando a trave esquerda de Jacky. O goleiro ligou rápido para Pity, que desviou de cabeça: Sercesa 5×0. Aos 15 min 32s, Jacky defendeu mais uma e acertou o gol desguarnecido mais uma vez: Sercesa 6×0. Aos 18 min 30s, Guto serviu Arthur, que estava dentro da área e desviou de calcanhar: Sercesa 6×1. Faltando 10s para o fim, Thales arriscou de longe, quando Jacky estava fora do gol. Enzo tirou de cabeça. Placar final: UFSM 1×6 Sercesa.

Fotos: Ricardo Weschenfelder/UFSM Futsal