O estado do Rio Grande do Sul tem enfrentado a sua maior tragédia climática de sua história. As chuvas desta semana causaram uma devastação em diversas regiões do estado. Até o momento, a Defesa Civil calcula 56 mortes causadas em função dos temporais.
O caos registrado no estado alterou completamente a rotina dos gaúchos. Com diversos deslizamentos de terras, pontes e estradas completamente arrancadas, até locais onde não foram registrados prejuízos causados pelas chuvas também foram afetados.
As entidades promotoras de competições de futsal já estão planejando mobilizações, juntamente com seus clubes, para contribuir com o trabalho de reconstrução do estado, nas próximas semanas.
A primeira medida adotada foi o adiamento de jogos que estavam programados para o sábado, dia 4. Entre competições oficiais regionais, estaduais ou até nacional, são mais de 15 jogos adiados. As partidas serão reagendadas, levando em consideração as condições climáticas do estado, as situações de cada município e as possibilidades de logística das equipes.