FOTO: Maurício Moreira

Praia Clube é campeão da Taça Brasil – Divisão Especial

O Praia Clube (MG) venceu o Pato Futsal (PR) por 1 a 0 e conquistou o título inédito e de forma invicta da 50ª edição da Taça Brasil, em Pato Branco (PR). O gol do título foi anotado por Pedrinho ainda na etapa inicial. Com o resultado, os mineiros estão classificados para a Supercopa 2024, que garante ao campeão a vaga na Libertadores da América.

Primeiro tempo

O primeiro tempo da partida começou com as equipes se estudando e a primeira boa oportunidade ocorreu com cinco minutos jogados. Hugo avançou pela lateral esquerda e chutou firme, porém Djony atento, fez a defesa e impediu o primeiro gol mineiro na partida.

Com o susto, os paranaenses equilibraram as ações do jogo e criaram boas oportunidades de marcar, mas não conseguiam furar o bloqueio mineiro e pecavam nas finalizações.

Aos 12, Nenem Ribeiro quase abriu o placar com dois chutes de fora da área, mas parou nas defesas de Djony. No lance seguinte, foi a vez de Pixote arriscar um chute a longa distância, porém o goleiro do time paranaense espalmou para escanteio.

Aos 15, em cobrança de falta ensaiada, Djony cresceu para cima de Hugo e salvou o time paranaense de sofrer o primeiro gol na partida. Aos 17, em contra-ataque, Pedrinho surgiu livre na cara de Djony e chutou rasteiro para estufar as redes e abrir o placar para o Praia.

Nos últimos segundos da etapa inicial, o Pato quase levou a igualdade para o vestiário paranaense. Duduzinho acertou a travessão e por pouco não deixou tudo igual no duelo.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Pato adotou uma postura mais ofensiva e quase chegou ao empate com Ian aos cinco minutos, no lance seguinte, Ge acertou o travessão e desperdiçou outra boa chance dos paranaenses.

A torcida paranaense foi apoiando o Pato e a equipe foi pressionando o Praia em busca do empate. Aos oito, Andrezinho arriscou um chute de fora da área, mas parou na defesa do goleiro Gian Wolverine.

Enquanto os paranaenses atacavam, o Praia se portava bem defensivamente e explorava os contra-ataques do Pato. Aos 14, Barbosinha de bicicleta quase ampliou o marcador para os mineiros.

Quando restavam quatro minutos para o apito final, o Pato optou por jogar com Baron como goleiro-linha, mas não conseguiu converter em gols as oportunidades criadas e o título ficou com o Praia Clube.

Premiação

Na cerimônia de premiação, Barbosinha, do Praia Clube, recebeu o prêmio Bola de Ouro como artilheiro da competição com dez gols marcados. O goleiro menos vazado da Taça Brasil, foi o Djony do Pato Futsal, com apenas três gols sofridos.

FONTE: Imprensa CBFS – por Lúcia Chaves