Nascido no Rio de Janeiro em 10 de outubro de 1970 (atualmente com 51 anos), Marcelo Galli, treinador de goleiros da equipe principal do Corinthians, iniciou sua carreira no em 1980, no Montanha Clube, na Tijuca, também no ‘Rio’.
A seguir, Marcelo Galli fala um pouco sobre sua carreira e afirma que sempre sonhou em ser goleiro:
“Sim. Desde o início, o professor Ferretti comentava, quando cheguei para treinar com nove anos, já cheguei todo de preto, que era a cor preferida dos goleiros na época, amava ser goleiro”.
No futebol de campo, suas referências eram Raul Plassmann e Taffarel, já no futsal, Galli diz que eram os goleiros Serginho (SP), Serginho Coelho, Lula, Lavoisier.
Desde 2015 no Corinthians, Galli diz que é uma grande satisfação e muita responsabilidade em um clube como o Corinthians, onde já conquistou títulos importantes, dentre eles, a LNF (Liga Nacional de Futsal), em 2016.
Ao longo de sua carreira, Marcelo Galli passou por algumas experiências internacionais e diz qual foi a mais marcante:
“Acredito que na seleção da Libya por conta da barreira da língua e a conquista da UEFA de 2013, pelo Kairat”.
Recentemente, foi celebrado o Dia do Goleiro e Marcelo Galli diz o que esta data representa para ele:
“Acho bacana ter uma data, essa profissão muitas vezes injustiçada, vamos do céu ao inferno em segundos, dependendo da situação. É merecedor essa homenagem, tanto para os goleiros, quanto os preparadores de goleiro”.
No último mundial, os goleiros que mais se destacaram, foram justamente os brasileiros (Leo Higuita, Guitta e Higor). Nosso país ainda é um formador de goleiros?
“Eu acredito que sim, tendo em vista os nomes citados, eu vejo o cenário favorável e seguiremos formando outros bons atletas. Na minha opinião, isso tem a ver com o trabalho desenvolvido desde a base pelos preparadores de goleiro”.
Galli encerra falando sobre seus projetos profissionais, além do Corinthians:
“Fui convidado juntamente com outros profissionais da área, e me senti muito honrado pelo convite, para desenvolver um livro de preparação específica de goleiros de futsal, seguir desenvolvendo goleiros mais completos através do meu CT”.
Marcelo Galli está todas às terças-feiras, ao vivo, no canal Mundo da Várzea, pelo Facebook, conta com um grande trabalho em uma escolinha para goleiros e recentemente, lançou sua grife oficial.
Por Gilberto Santos | Foto: @wg_esportes